Bible-Server.org  
 
 
Praise the Lord, all ye nations      
Psalms 117:1       
 
enter keywords   match
 AND find keywords in

Home Page
Gênesis
Exodo
Levítivo
Números
Deuterenómio
Josué
Juízes
Rute
I Samuel
II Samuel
I Reis
II Reis 
I Crónicas
II Crónicas
Esdras
Neemias
Ester

Salmos
Provérbios
Eclesiastes
Cantares de Salomão
Isaías
Jeremias
Lamentações
Ezequiel
Daniel
Oseias
Joel
Amós
Obadias
Jonas
Miqueias
Naum
Habacuque
Sofonias
Ageu
Zacarias
Malaquias
Mateus
Marcos
Lucas
João
Actos
Romanos
I Coríntios
II Coríntios
Gálatas
Efésios
Filipenses
Colossenses
I Tessalonicenses
II Tessalonicenses 
I Timóteo
II Timóteo
Tito
Filemon
Hebreus
Tiago
I Pedro
II Pedro
I João
II João
III João
Judas
Apocalipse
 
 

 
 
translate into
Rute Chapter2
 
1 Ora, tinha Noêmi um parente de seu marido, homem poderoso e rico, da família de Elimeleque; e ele se chamava Boaz.
 
2 Rute, a moabita, disse a Noêmi:Deixa-me ir ao campo a apanhar espigas atrás daquele a cujos olhos eu achar graça. E ela lhe respondeu:Vai, minha filha.
 
3 Foi, pois, e chegando ao campo respigava após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque.
 
4 E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores:O Senhor seja convosco. Responderam-lhe eles:O Senhor te abençoe.
 
5 Depois perguntou Boaz ao moço que estava posto sobre os segadores:De quem é esta moça?
 
6 Respondeu-lhe o moço:Esta é a moça moabita que voltou com Noêmi do país de Moabe.
 
7 Disse-me ela:Deixa-me colher e ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores:Assim ela veio, e está aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco.
 
8 Então disse Boaz a Rute:Escuta filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui, mas ajunta-te às minhas moças.
 
9 Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei eu ordem aos moços, que não te molestem? Quando tiveres sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tiverem tirado.
 
10 Então ela, inclinando-se e prostrando-se com o rosto em terra, perguntou-lhe:Por que achei eu graça aos teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu estrangeira?
 
11 Ao que lhe respondeu Boaz:Bem se me contou tudo quanto tens feito para com tua sogra depois da morte de teu marido; como deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que dantes não conhecias.
 
12 O Senhor recompense o que fizeste, e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.
 
13 E disse ela:Ache eu graça aos teus olhos, senhor meu, pois me consolaste, e falaste bondosamente a tua serva, não sendo eu nem mesmo como uma das tuas criadas.
 
14 Também àhora de comer, disse-lhe Boaz:Achega-te, come do pão e molha o teu bocado no vinagre. E, sentando-se ela ao lado dos segadores, ele lhe ofereceu grão tostado, e ela comeu e ficou satisfeita, e ainda lhe sobejou.
 
15 Quando ela se levantou para respigar, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo:Até entre os molhos deixai-a respirar, e não a censureis.
 
16 Também, tirai dos molhos algumas espigas e deixai-as ficar, para que as colha, e não a repreendais.
 
17 Assim ela respigou naquele campo até a tarde; e debulhou o que havia apanhado e foi quase uma efa de cevada.
 
18 Então, carregando com a cevada, veio àcidade; e viu sua sogra o que ela havia apanhado. Também Rute tirou e deu-lhe o que lhe sobejara depois de fartar-se.
 
19 Ao que lhe perguntou sua sogra:Onde respigaste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que fez caso de ti. E ela relatou àsua sogra com quem tinha trabalhado, e disse:O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.
 
20 Disse Noêmi a sua nora:Bendito seja ele do Senhor, que não tem deixado de misturar a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noêmi:Esse homem é parente nosso, um dos nossos remidores.
 
21 Respondeu Rute, a moabita:Ele me disse ainda:Seguirás de perto os meus moços até que tenham acabado toda a minha sega.
 
22 Então disse Noêmi a sua nora, Rute:Bom é, filha minha, que saias com as suas moças, e que não te encontrem noutro campo.
 
23 Assim se ajuntou com as moças de Boaz, para respigar até e fim da sega da cevada e do trigo; e morava com a sua sogra.
 
 

  [ Prev ] 1 | | 3 | 4 | [ Next ]